Para aquelas pessoas que já investem há algum tempo, muito provavelmente conhecem o termo, mas para quem está começando agora, principalmente, ele ainda é extremamente desconhecido.

Em época de crise global por conta do coronavírus, os circuit breakers tornaram-se cada vez mais comuns, repercutindo aqui na Bolsa brasileira, a Bovespa.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é falar mais sobre esse importante tema que está muito em alta no momento e que todos que estão no mercado financeiro precisam conhecer melhor.

Portanto, se você quer saber de tudo sobre esse assunto, não deixe de acompanhar esse texto completo até o final.

Boa leitura!

Saiba tudo sobre circuit breakers

O que é circuit breakers?

A Bolsa de Valores possui um tipo de mecanismo que serve como uma proteção geral dos investidores, mas mais do que isso, do próprio mercado de ações como um todo.

Esse mecanismo de segurança que é utilizado visando interromper todas as operações de uma determinada Bolsa de Valores é chamado de circuit breaker.

Ele costuma ser utilizado ou acionado em momentos em que as ações, que estão sendo negociados no mercado em questão, sofrem com quedas em seus preços que são consideradas como atípicas.

Ou seja, esse mecanismo é usado como uma forma de “acalmar” a volatilidade do mercado financeiro que está ocorrendo de modo excessivo, protegendo assim os investidores e o mercado como um todo.

Assim, realizando-se essa pausa (break) no mercado, é possível garantir que o mesmo voltará a reequilibrar-se ou balancear-se, de modo que o número de ordens de compras e de vendas de ações possam estar equilibrados.

Desse modo, o mercado poderá voltar logo ao seu funcionamento normal, com as movimentações ocorrendo como o esperado.

Não há dúvidas de que entre os mecanismos utilizados pelo mercado financeiro, o circuit breakers é um dos mais importantes e interessantes, protegendo seus investidores.

Isso evita, portanto, que os efeitos de um acontecimento, como é o caso da crise do coronavírus, possam vir a prejudicar os investimentos feitos pelos investidores nas Bolsas de Valores.

Regras para utilização do circuit breaker na Bolsa de Valores brasileira

Engana-se quem acredita que o circuit breaker possa ser utilizado de qualquer forma dentro do mercado financeiro, pois sua utilização deve seguir algumas regras.

As regras estão totalmente atreladas ao percentual de queda (da Ibovespa) que a Bolsa de Valores brasileira está tendo.

Assim, as regras são as seguintes:

  •  10% do Ibovespa: nesse momento, todas as operações da Bolsa brasileira são fechadas por 30 minutos
  •  15% do Ibovespa: se após a reabertura da Bolsa, a queda continuar ocorrendo até atingir 15%, então novamente o circuit breaker é acionado, com fechamento das operações por 1 hora
  •  20% do Ibovespa: se o índice da Bolsa, após nova reabertura, continua caindo até atingir 20%, então as atividades são suspensas até que se defina um novo prazo para reabertura da mesma

Circuit breakers na crise atual do coronavírus

Agora que você pôde conhecer mais a respeito do que é um circuit breaker, bem como quais as regras para que ele possa ser utilizado, é hora de saber como ele está sendo usado na atual crise do coronavírus.

A B3 (Bolsa de Valores brasileira) vem precisando utilizar esse mecanismo de “trava” do mercado, em épocas de euforia ou pânico, constantemente.

Apenas para você ter uma ideia, na semana em que foi anunciada a pandemia do coronavírus, ocorreram 4 circuit breakers na Bolsa brasileira em apenas uma semana.

Sendo assim, o mês de março foi bastante difícil para as Bolsas de Valores em todo o mundo e no Brasil a situação não foi diferente.

O modo “pânico” no mercado financeiro de todo o mundo, pelas incertezas a respeito do coronavírus e de como a crise irá ocorrer nos próximos meses faz com que haja grandes chances de novos circuit breakers no futuro.

A questão principal agora é esperar para ver como o mundo, incluindo países como os Estados Unidos, que tornou-se um dos epicentros do vírus e está em quarentena, irão reagir em meio à grande crise global.

Por enquanto, as pessoas estão navegando em um navio sem muita certeza sobre para onde estão indo, então é preciso observar o desenrolar das próximas semanas.

O fato é que o circuit breaker tem sido importante para tentar equilibrar um mercado que se apresenta desregulado sob o pânico crescente.

Conclusão

Como você viu, o circuit breaker é um mecanismo utilizado para tentar manter o mercado regulado, em meio a episódios de euforia ou de pânico, de modo a garantir a proteção dos investidores e dos seus investimentos.

Neste texto, não só foi mostrado mais sobre o que é esse mecanismo, mas como ele vem sendo utilizado, nas últimas semanas, por conta da crise global ocasionada pelo coronavírus.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o circuit breaker?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *