Comprar ou não comprar ações agora?– Por Hélio Laniado

Em meio à crise do coronavírus, que vem atingindo o mercado financeiro global, surge uma pergunta comum entre os investidores: comprar ou não comprar ações agora?

Para muitos, esse momento de incertezas e em que o mercado parece querer entrar em colapso torna-se um cenário bastante arriscado para optar por fazer compras de ações.

Já outros investidores veem essa oportunidade, devido à baixa dos preços, como uma excelente possibilidade de lucro, quando se pensa no médio e no longo prazo.

Mas o que dizem os especialistas do mercado financeiro a respeito do assunto? Será que eles recomendam que você aproveite a baixa para comprar ações ou mesmo para vende-las?

Se você deseja saber tudo sobre esse assunto, então não deixe de acompanhar esse texto até o final.

Boa leitura!

Saiba se você deve ou não comprar ações nesse momento

O que são ações?

Antes de falar sobre se é ou não o momento de comprar ações, é interessante compreender do que se tratam as ações.

Você, provavelmente, já ouviu falar muito sobre elas, mas se está entrando agora nesse ramo, pode ser que ainda não conheça muito a respeito delas.

As ações são títulos que representam pequenas fatias de uma empresa, companhias ou sociedades anônimas de capital aberto e que podem ser adquiridas por qualquer pessoa.

Essas frações das empresas são vendidas com o intuito de permite que as companhias possam arrecadar fundos e recursos para investir em si mesmas, promovendo o crescimento próprio.

A partir do momento em que você passa a comprar ações de uma empresa, então torna-se sócio ou companhia da mesma, passando a ter tanto direitos quanto deveres, que irão depender da quantidade de papéis adquiridos.

Quem compra mais ações, ou seja, mais fatias da companhia em questão passa a ter, então, retornos melhores, conseguindo uma maior lucratividade.

As ações, de uma forma geral, podem ser divididas em ações ordinárias (ON) ou ações preferenciais (PN).

As ações ordinárias são aquelas que garantem a quem comprou o papel o direito ao voto e à participação nas decisões da empresa.

Já no caso daqueles que compraram as ações preferenciais, não existe o direito ao voto nas assembleias, mas por outro lado, há preferência no recebimento dos lucros que serão distribuídos.

Comprar ações agora é bom ou ruim?

Especialistas têm indicado que o momento pode ser benéfico para se comprar ações de acordo com determinadas situações.

Esse é um momento que parece ser uma oportunidade excelente para os investidores que:
•Possuem um horizonte de investimento de longuíssimo prazo
•Possuem uma carteira diversificada em outros ativos que são mais defensivos, como os de renda fixa
•Possui reserva disponível para fazer a alocação em um investimento de prazo muito longo

A verdade é que a resposta para essa pergunta dependente muito, por exemplo, de qual é o prazo para investidores realizarem seus investimentos, como curto, médio ou longo prazo.

Dicas para comprar ações

Se você quer saber quais são as principais dicas sobre comprar ações, ou mesmo vende-las, em uma época de crise de coronavírus, esse artigo irá lhe auxiliar bastante.

As dicas dependerão de cada tipo de perfil de investidor e do planejamento do investimento, portanto, veja abaixo as principais:
•Para investidores de curto prazo: a dica é buscar comprar ações de primeira linha, que são aquelas mais negociadas na Bolsa brasileira. Elas possuem uma excelente liquidez e, portanto, sofrem menos oscilações do mercado
•Para investidores de longo prazo: a dica para esse tipo de investidor é não vender as suas ações, além de torcer para que o valor das mesmas não caia e, fora isso, continuar comprando novas ações. Assim, o que vale é apostar nas compras programadas, que baixam os preços médios das suas ações e, por isso, permite ótimos resultados no longo prazo
•Para investidores que possuem, no momento, dívidas ou compromissos com o dinheiro aplicado na bolsa: a recomendação é de venda, entre duas a três parcelas, de modo a que não se arrisque em vender todas as ações no pior momento possível

Ou seja, em um momento de tanta incerteza como o cenário atual com o coronavírus, ficar atento as necessidades e possibilidades para comprar e vender ações é crucial para que você possa tomar as decisões certas.

Conclusão

Como você viu, hoje em dia surgem muitas dúvidas, em meio à crise global do coronavírus, sobre se é hora de comprar ações ou mesmo de vende-las, visto que muitas bolsas ao redor do mundo têm sofrido com os efeitos da pandemia.

Neste texto, o objetivo foi mostrar quais as melhores opções, nesse momento, para que você possa tomar as decisões mais assertivas, de acordo com seu perfil de investidor e com o seu planejamento futuro quando ao mercado.

Gostou do artigo de hoje sobre comprar ou não comprar ações agora?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Se tiver qualquer dúvida entre em contato conosco em apenas um clique

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *