helio laniado instagram, hl investimentos

Por Helio Laniado, perguntas e respostas.

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial extremamente rica de significados que possui origens japonesas. A partir do século XX, essa arte tornou-se quase como um esporte, se difundindo ao redor do mundo e ganhando novos adeptos e visibilidade.

Hoje, o Jiu-Jistu é muito bem conhecido e ensinado tanto para crianças e adolescentes, quanto para adultos.

Por ser uma arte marcial muito rica especialmente pela conduta, disciplina e deveres que a cercam. Todo praticante aprende desde o começo uma série de filosofias que cercam essa prática e que podem ser muito profundas para a criação ou transformação de um novo estilo de vida completo.

Continue lendo para conhecer mais sobre esse assunto!

Qual o significado do Jiu-Jitsu?

A origem do Jiu-Jistu é muito incerta ainda, mas acredita-se muito que o Jiu-Jistu surgiu nos campos de guerra japoneses, como uma preparação que samurais aprendesse a se defender em lutas não armadas.

Entende-se que a palavra Jiu-Jitsu vem de uma terminologia em japonês que significa “técnica/arte suave”.

Por isso, uma das primeiras coisas que você precisa aprender sobre essa arte marcial, é que ela não tem a ver coma  força que você coloca e em golpes que desfere ao outro.

A arte do Jiu-Jitsu baseia-se muito mais em como você pode utilizar a força do seu oponente contra ele mesmo e a seu favor. 

Por isso, embora seja permitido golpes de defesa pessoal contra o oponente, a ideal central é que você o imobilize e neutralize. 

Mas isso não é algo eclusivo apenas do Jiu-Jitsu, pois muitas artes marciais japonesas, chinesas e coreanas se utilizam desse mesmo princípio.

Qual o objetivo do Jiu-Jitsu?

O objetivo principal do Jiu-Jitsu está na defesa pessoal como meio para a finalização do seu adversário.

Durante a luta, não são permitidos golpes mais comuns, como chutes, socos, cotoveladas, joelhadas e afins. Pois, o seu foco deve estar em imobilizar o seu adversário, e não atacá-lo.

O que você deve ter em mente de objetivo ao iniciar o Jiu-Jitsu é sempre em como você pode neutralizar o seu oponente enquanto se protege das tentativas dele de fazer o mesmo com você, mas sem buscar atingi-lo de forma dolorosa ou provar sua desconcentração para vencê-lo com vantagem.

Ou seja, a base central dessa luta está em se defender e é justamente por esse motivo que muitas pessoas começam a aprender essa arte, pois querem buscar técnicas e formas seguras de auto defesa em situações de perigo.

É justamente por isso que o Jiu-Jitsu tem se tornado cada vez mais uma arte marcial muito difundida ao redor do mundo e ganhando adeptos que veem na luta não somente um esporte, mas também uma filosofia de orientação para a vida.

Quais as características do Jiu-Jitsu?

Além de todas essas características próprias da arte – não atacar o adversário para infligir dor, buscar e defender, usar a força do outro como uma arma para si mesmo -, existem algumas características mais técnicas.

Cada pessoa no Jiu-Jitsu luta apenas com pessoas que possuem a mesma idade, faixa e peso.

Mas as regras da luta podem variar de acordo com o campeonato no qual você está competindo e, assim, a preparação de lutador é bastante ampla em suas variadas circunstâncias, para assim você aprender a vencer com aquilo que você pode dispor naquele momento.

O progresso de um lutador dentro do Jiu-Jitsu é demonstrado através das faixas que ele possui. Crianças a partir de 4 anos podem começar a praticar a luta e já ganharem suas primeiras faixas.

A partir dos 16 anos, você já é considerado adulto para a sua progressão dentro da luta e pode ganhar as faixas nessa ordem:

  • Faixa Branca;
  • Faixa Azul;
  • Faixa Roxa;
  • Faixa Marrom;
  • Faixa Preta.

Por que personalidades de sucesso praticam Jiu-Jitsu?

Muitas personalidades, desde grandes empreendedores a políticos, artistas, juristas e pessoas de negócios, praticam o Jiu-Jitsu.

Grandes pessoas de sucesso buscam sempre cuidar constantemente do seu corpo, pois sabem que, ao fazer isso, cuidam também da sua mente.

O Jiu-Jitsu é uma luta que exige muito fisicamente, possui um gasto calórico elevado, beneficia a tonificação muscular. E, tudo isso, permite grandes benefícios para a saúde em geral: melhora a circulação e capacidade cardiovascular, permite melhorias na sua respiração, diminui a pressão, aumenta a resistência física. 

E, com tudo isso, os benefícios mentais são muitos: menos estresse, mais concentração e foco, melhora no raciocínio e melhora dos seus reflexos. 

Mas não é apenas isso que chama a atenção dessas personalidades para a arte marcial conhecida há séculos.

Afinal, esses mesmos benefícios para o corpo e para a mente podem ser encontrados em outras atividades físicas.

O que as pessoas mais buscam com o Jiu-Jitsu – além de aprender como se defender -, são as filosofias que as ajudam na jornada de sucesso pessoal e profissional.

Como já falamos, essa é uma arte marcial permeada por grandes filosofias de vida. E, se você prestar bastante atenção em como explicamos como essa luta funciona, você já consegue perceber várias dessas filosofias.

Durante uma luta no Jiu-Jitsu, uma pessoa aprende a ter a postura de um lutador.

Você desenvolve a capacidade de pensar rápido em soluções de sobrevivência sob pressão, de ter respeito pelo próximo acima de tudo, de ser persistente e sagaz, melhorando e aprendendo com os seus erros cometidos antes desenvolvendo a capacidade de superação.

Por ser uma luta que permite a possibilidade de estar sempre progredindo, superando a si mesmo, o Jiu-Jitsu se tornou uma arte marcial que permite muito para quem deseja crescer e ser não apenas um lutador, mas uma pessoa bem sucedida na vida.

É por isso que muitas grandes personalidades aprendem e praticam o Jiu-Jitsu durante anos e com grande frequência e constância. Pois, se trata de uma luta que permite não apenas treinar o seu corpo, como também a sua mente.

O Jiu-Jitsu é uma luta sobre defesa pessoal, resiliência, respeito e estratégias. Uma luta para aqueles que buscam vencer a si mesmo acima de tudo.

E aí? Você já conhecia tudo isso? Aproveite e compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa conhecer também todos os benefícios do Jiu-Jitsu!

Sobre o autor: Quem é Hélio Laniado?

Helio Laniado atua no mercado financeiro desde 1988, quando atuou como corretor de commodities e DTVM no back office.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *