Mais de 80% dos brasileiros, ainda nos dias de hoje, fazem uso da poupança para guardarem seus recursos, entretanto, poucos conhecem realmente o quão rentável esse tipo de renda fixa pode ser.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é, justamente, mostrar o que é o rendimento da poupança, os benefícios de deixar seu dinheiro em uma poupança, bem como qual a forma de fazer o cálculo do rendimento.

Desse modo, não deixe de acompanhar esse texto até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto!

Aprenda a como calcular o rendimento da poupança!

O que é o rendimento da poupança?

rendimento da poupança significa o quanto o valor que você depositou dentro da sua conta poupança irá render em um determinado mês.

A maior parte dos brasileiros, ainda hoje, possui uma conta poupança onde guarda seus recursos, portanto, entender o quanto eles podem render mensalmente é importantíssimo.

Os rendimentos principais da poupança, desde o ano de 2012, passaram a estar diretamente relacionados com a Taxa Selic.

Já os rendimentos adicionais da poupança, por outro lado, estão relacionados com a Taxa Referencial, o que faz com que a aplicação seja menos rentável a cada mês.

E como, exatamente, ocorre o rendimento da poupança por meio dessas taxas?

É simples, tudo dependerá de como estará o valor da Taxa Selic no mês em questão.

Se a Selic estiver abaixo de 8,5%, então o rendimento da sua poupança será equivalente a 70% desse valor.

Entretanto, se ocorrer de a Selic apresentar-se acima de 8,5%, então o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês acrescido da Taxa Referencial.

Benefícios de se obter uma poupança

Como dito anteriormente no texto, há mais de 85% dos brasileiros que possuem, atualmente, uma poupança e deixam seus recursos rendendo por lá.

Para a maior parte dos especialistas, a poupança não é uma opção positiva de investimento, entretanto, há alguns benefícios em colocar seu dinheiro nesse tipo de aplicação.

Entre eles, podem ser citados:

  • É uma excelente forma de você começar a guardar dinheiro, adquirindo o hábito
  • É uma ótima opção para criar um fundo de emergência, quando comparado com outras alternativas
  • O dinheiro rende, apesar de não ser muito, mas não há cobranças de taxas, o que é uma excelente vantagem
  • Não há pagamento de taxas no momento de fazer transações básicas, como sacar o dinheiro ou consultar saldo
  • É um tipo de investimento com alta liquidez, já que é fácil retirar seu dinheiro da poupança

Viu como é benefício colocar seu dinheiro na poupança?

Como calcular os rendimentos da poupança?

rendimento da poupança, como dito, dependerá bastante do valor da Taxa Selic, ou seja, se a mesma estará acima ou abaixo de 8,5%.

No caso de você ter a Selic abaixo de 8,5%, colocando R$ 100,00, você terá seu dinheiro rendendo após o dia 11 de todos os meses, e ao total, o rendimento mensal será de 0,38% do valor que foi depositado ou investido.

Obviamente, esse é um cálculo de rendimento da poupança mensal, mas também há como calcular qual será o rendimento anual.

Nesse caso, se o cenário for a Selic abaixo de 8,5%, o rendimento da sua poupança será de 70% sobre o valor da taxa, ou seja, será de 4,55% anualmente.

Assim se você investir 100.000,00 reais na poupança e deixa-lo por um ano na mesma, após 12 meses o valor na sua conta será de R$ 104.550,00.

Rendimentos da poupança com a crise atual

O Brasil já passa, há alguns anos, por uma crise econômica que impacta negativamente, inclusive, nos rendimentos da poupança.

Além disso, agora o país também sofre, assim como todo o mundo, com a crise global do coronavírus.

Com isso, os rendimentos passaram a perder com a inflação, o que faz com que muitas pessoas passem a ver, agora, a poupança como uma opção nada atraente em tempos de crise.

Desse modo, se você tem dinheiro investido na poupança, o cenário mostra que o mesmo tenderá a render bem menos, pelo menos enquanto durar a crise mundial ocasionada pela COVID-19.

Conclusão

Como você viu, a poupança ainda é uma opção de investimento de recursos para uma grande parte dos brasileiros, o que faz com que seja importante comentar a respeito das possibilidades de rendimento que ela proporciona.

Neste texto, portanto, o objetivo foi mostrar o que é o rendimento da poupança e o que é preciso saber para calculá-lo, mas mais do que isso, mostrar como está a situação nesse momento de crise global do coronavírus.

Além disso, ainda foi falado aqui a respeito de alguns dos benefícios de continuar com seu dinheiro investido na conta poupança.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é o rendimento da poupança?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *