5 Vantagens e Desvantagens de Investir nas Ações mais Baratas da Bolsa

Hélio Laniado – 5 Vantagens e Desvantagens de Investir nas Ações mais Baratas da Bolsa– Por Hélio Laniado

Para quem quer começar a investir ou já é experiente, uma boa dica de muitos especialistas é, justamente, escolher aquelas ações mais baratas da Bolsa de Valores.

Essas ações são excelentes para aquelas pessoas que estão pensando, principalmente, na lucratividade disponível a longo prazo.

Isso porque a regra de ouro de qualquer investidor é fazer a compra de uma ação quando a mesma está em baixa e depois vende-la na alta, ainda mais em operação de prazo médio a longo.

Sendo assim, meu objetivo aqui é mostrar a você o que são as ações mais baratas da Bolsa, bem como as vantagens e as desvantagens de escolhê-las para realizar investimentos.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vem comigo nesse texto completo sobre o tema!

Ações mais baratas da Bolsa: Saiba quais as vantagens e as desvantagens de investir nelas!

O que são as ações mais baratas da Bolsa de Valores?

Para compreender o que é uma ação mais barata da Bolsa de Valores, você precisa compreender que há diversas formas de realizar essa avaliação.

As ações devem ser calculadas por conta do preço/valor patrimonial, a forma principal de saber se o papel de uma empresa está ou não abaixo do valor de mercado.

Se você realiza o cálculo citado e o valor é maior do que 1, então aquela ação está cara, esse é o pensamento básico.

Por outro lado, se você calcula o preço/valor patrimonial e o resultado é menor do que 1, isso significa que a ação está barata.

O objetivo, portanto, é encontrar as ações mais baratas da Bolsa, ou seja, aquelas que apresentam um resultado mais baixo possível quando se compara o preço da ação pelo valor patrimonial.

Agora que foi explicado o que é uma ação mais barata e como calcula-la, você precisa entender quais são as vantagens e as desvantagens de optar por investir nelas.

Vantagens de investir nas ações mais baratas da Bolsa de Valores

Com toda a certeza, a maior das vantagens de investir nas ações mais baratas da Bolsa é a possibilidade (espaço) que essas ações possuem para crescer ou valorizarem-se.

Assim, mais do que apenas comprar ações que estão baratas, você precisa identificar aquelas que possuem um grande potencial de valorização.

Além disso, os riscos de você vir a ter perdas, ou seja, dessa ação cair ainda mais em seu valor são bem mais baixas do que no caso de optar por investir em ações de preço elevado.

Assim, por mais que a mesma venha a cair ainda mais ou desvalorizar-se, como você pagou pouco por ela, o dinheiro perdido será pouco.

Desvantagens de investir nas ações mais baratas da Bolsa de Valores

Acima, mostrei a você quais as principais vantagens de optar por ações mais baratas na Bolsa de Valores.

Agora é hora de ver o caminho inverso, entender quais podem ser as desvantagens desse tipo de investimento.

Com certeza, uma das maiores desvantagens é encontrar, de verdade, empresas que realmente valem, ou seja, que possuem margem para valorização.

Portanto, o mais difícil em encontrar boas ações que sejam baratas!

Além disso, é necessário ter um maior conhecimento sobre o mercado, para que seja realmente possível identificar aquelas ações com tendência de crescimento.

Muitas vezes, as pessoas compreendem o comportamento da ação barata errada, o que as faz perder dinheiro ao invés de ganhar.

Por último, dependendo do momento de instabilidade do mercado, o normal é que investidores queiram vender suas ações o mais rápido possível, baixando ainda mais os preços.

Isso poderá ocasionar, portanto, uma maior queda nos valores das ações e impedir você de vir a ter algum tipo de ganho com a venda da sua.

Tipos de ações são as mais baratas da bolsa de valores e como são vistas no mercado econômico?

ações mais baratas da Bolsa dos mais diversos tipos, algumas são vistas de uma forma melhor pelo mercado econômico, enquanto outras nem tanto.

Algumas ações do setor de Petróleo, por exemplo, apresentam alguns baixos valores, e como esse é um setor muito bem visto pelo mercado, elas tornam-se sempre ótimas opções de investimentos.

O setor bancário também é outro que sempre é muito bem visto pelo mercado. Por isso, é bastante indicada entre aquelas que estão entre as mais baratas da Bolsa.

Conclusão

Como você viu, existem aquelas ações mais baratas da Bolsa de Valores, que costumam chamar a atenção de investidores mais experientes e também dos iniciantes.

Neste texto, procurei mostrar a você um pouco mais sobre elas. Bem como quais as vantagens e desvantagens de escolhê-las.

Além disso, ainda mostrei que mais importante do que comprar uma ação pelo seu valor baixo é verificar se a mesma possui a tendência de crescimento. Isso porque não adianta adquirir um papel barato se ele não trata bons resultados.

Gostou do artigo de hoje sobre as 5 vantagens e desvantagens de investir nas ações mais baratas da Bolsa?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *